quarta-feira, 28 de março de 2012

Semana Desportiva - 3º Dia

Neste terceiro dia da semana desportiva organizada pelo Geração Tecla da Juventude Cruz Vermelha de Braga, as crianças retomaram logo pela manhã os grupos que foram elaborados no início da semana, prontificando-se desde logo para o começo das atividades.
Este dia foi dedicado a uma visita guiada ao Quartel do Regimento de Cavalaria Nº 6. Logo pela manhã, as crianças e voluntários deslocaram-se então para o Quartel, estando no local aguardando a nossa chegada o 2º Furriel Frederico Pereira, que foi destacado para ser o nosso guia. Desde logo se apresentou, dizendo-nos que estaria na nossa companhia o dia todo.
A visita iniciou-se com o conhecimento das instalações, assim, foi possível constatar a existência de uma capela no interior do Quartel que era usada para os rituais religiosos dos militares.
De seguida, fomos conduzidos à parte das cavalariças, sendo possível observar de perto os cavalos e as instalações onde os mesmos permanecem quando não estão ao serviço dos militares. Neste momento foi dada a possibilidade de as crianças montar a cavalo, sendo que alguns deles preferiram não o fazer por terem algum receio. Aqueles que tiveram a coragem de o fazer, apesar do medo inicial, no fim descreveram a experiência como muito positiva, quer na parte de andar a cavalo, quer também no que se refere aos mimos dados aos cavalos. Após esta aventura vivida de perto com os cavalos, as crianças pararam para lanchar, ao mesmo tempo que iam trocando experiências com o que tinham vivido na zona das cavalariças.

Terminado o lanche, as crianças prosseguiram a sua visita, passando agora num circuito de obstáculos que iriam transpor. De seguida, puderam ver um veículo militar, que transportou as crianças até à zona das armas e das transmissões. Neste local  observaram diverso equipamento militar e de transmissões, percebendo a importância dos mesmos para as atividades desenvolvidas por um militar.

 



Mas o tempo foi passando e num instante chegamos à hora do almoço, sendo o mesmo na cantina/refeitório do Quartel. Algumas das crianças tiveram a ajuda preciosa de diversos militares na preparação dos seus tabuleiros.

Depois do almoço, e já durante a tarde, estava programada uma prova de orientação que cada grupo de crianças iria cumprir. Esta prova visava não só dar a conhecer uma das facetas do trabalho militar, como também potenciar uma vez mais o espírito de equipa e liderança de cada criança e de cada grupo.
Ficaram a perceber uma vez mais que, quando se trabalha em conjunto e em prol de um objetivo comum, mais facilmente esse objetivo é concretizado. Esta foi uma atividade que originou muitos momentos de alegria, descontração e adrenalina num espaço que nos recebeu de braços abertos.
Depois desta atividade cansativa que foi a prova de orientação, as crianças pararam para descansar e para tomar o seu lanche, e assim iniciarem os preparativos para regressar a casa. Para fechar em grande este nosso dia de visita ao Quartel do Regimento de Cavalaria nº 6, as crianças estiveram presentes e super atentas à cerimónia do “arrear da bandeira” junto da entrada do Quartel, captando assim um dos momentos que mais força transmite aos militares, o patriotismo.
E tudo terminou com uma foto de grupo e representativa deste dia, regressando depois à Juventude Cruz Vermelha, cansados, mas sorridentes. Desde já aproveitamos para agradecer todo o apoio e disponibilidade por parte dos militares, conscientes de que este foi um dia que ficará na memória das crianças e dos voluntários. O nosso muito obrigada.

1 comentário: