sábado, 24 de março de 2012

8º Relatório sobre as atividades do projeto “Odisseia das Profissões”


Primeiro sábado de férias, num dia em que nem choveu nem fez sol, as crianças da JCVB – no âmbito do projeto “Odisseia das Profissões” - ficaram a conhecer mais um ofício: o de enfermeiro.
Nesta sessão abordou-se ao pormenor todas as tarefas e deveres de um enfermeiro quer nos hospitais ou em centros de saúde. A convidada Daniela Costeira começou por questionar as crianças acerca do que estas achavam que um enfermeiro fazia e do seu vestuário. A maioria respondeu que curavam as pessoas, o que na realidade não acontece. Os enfermeiros cuidam, ajudam os doentes a melhorar, dão-lhes atenção, alimentam, prestam cuidados de higiene no leito e dão medicação prescrita. De igual modo vacinam, tiram sangue e medem as tensões. Para exemplificar todas estas funções a oradora trouxe vários materiais como a bata própria dos enfermeiros, o calçado, soro, betadine, compressas, agulhas, seringas, aparelho de diabetes, esfigmomanómetro e luvas.
Todas as crianças tiveram a oportunidade de medir a tensão e ouvir os batimentos cardíacos e até tiveram direito a um curativo com ligaduras. Foi também explicado como se deve virar uma pessoa que não se pode mexer e que este processo deve ser feito de três em três horas. Mais uma vez foi referido a importância de ser estudioso e persistente na escola, para mais tarde, conseguir alcançar a profissão desejada
Hoje as crianças estavam particularmente irrequietas e barulhentas, talvez por ser início das férias da Páscoa. Além disso hoje a sessão foi mais dinâmica do que o habitual, sendo-lhes solicitado a sua participação para pequenas “experiências hospitalares”. Contudo saímos todos mais elucidados e conscientes da importância de um enfermeiro na saúde de cada um e dos seus deveres nas várias áreas em que atuam.


Sem comentários:

Enviar um comentário