sábado, 17 de março de 2012

7º Relatório sobre as atividades do projeto " Odisseia das Profissões"



Mais um sábado, mais uma sessão do “Odisseia das Profissões” – o projeto da JCV que tem como objetivo apresentar diversas profissões aos mais novos.  O convidado de hoje o Sargento Américo Silva que trabalha no centro de Recrutamento de Braga.
Depois de todos devidamente instalados, a sessão inicia-se com um pequeno vídeo promocional acerca do exército. De seguida, o orador explicou de forma pormenorizada cada passo necessário para ingressar na vida militar – desde a recruta até aos altos quadros, passando pelas provas físicas e testes psicotécnicos.

Foi também abordado as várias regalias oferecidas a quem opta por esta área profissional, enfatizando também o facto de ser possível continuar a estudar enquanto se trabalha, bem como as várias tarefas que um militar executa.
Mais tarde foi também mostrado um conjunto de fotos referentes a missões do próprio em Timor e Kosovo, onde se podia ver o que realmente acontecia no contexto real do seu trabalho: os perigos e as alegrias a ele inerentes.  De seguida, foram distribuídos alguns brindes pelo grupo, que - escusado será dizer – adoraram.
Por fim - e se fosse agora o tempo – o nosso convidado teria recrutado uma boa parte das crianças, pela abordagem sincera e honesta que demonstrou relativamente ao que se podia esperar da vida militar. Apesar de ser uma profissão aliciante de aventura  e mistério, há também o outro lado, as ausências e os perigos a que se está exposto. Além disso há uma componente física e psicológica bastante exigente, pelo que nem todos se ajustarão.
Em perspetiva geral, mais uma sessão que superou as expetativas, quer pelo número de presenças, quer pela disposição das crianças em ouvirem e questionarem.  Houve algumas “ estreias” o que significa que o projeto anda a ser falado e que suscita curiosidade a quem ainda nunca apareceu. O feedback desta semana será dado pela Emiliana e pela Catarina, na entrevista realizada no vídeo abaixo.   






Sem comentários:

Enviar um comentário