sábado, 10 de março de 2012

6º Relatório das atividades do projeto “ Odisseia das Profissões”


“Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança” ( A. Gedeão )

 
  Depois de uma breve paragem, hoje tivemos - na sede da JCVB – mais uma sessão do “ Odisseia das Profissões” que visa dar a conhecer às crianças inseridas no projeto Geração Tecla, uma visão mais aprofundada de diferentes áreas de trabalho. Os dois convidados deste sábado são agentes da PSP que atuam no âmbito da escola segura. 

  Ainda antes de chegarem, já as crianças olhavam insistemente para a porta em busca de ouvir alguma sirene ou ver o carro chegar. Poucos minutos mais tarde a sessão iniciou-se com uma apresentação multimédia acerca de métodos e comportamentos seguros a adotar quer em brincadeiras ( dizer aos pais para onde vamos brincar; brincar sempre com amigos e nunca sozinho; não brincar nas estradas; não andar de patins ou skate no passeio; não brincar de noite entre outros ), quer no modo em que nos deslocamos na rua ( olhar sempre para os dois lados quando se atravessa; não atravessar em curvas pois os carros podem não ver-nos; usar colete refletor quando se anda de noite; andar sempre no passeio ou, quando acompanhado, em fila indiana entre outros). 

  Finda apresentação os agentes mostraram alguns dos seus instrumentos de trabalho, nomeadamente: spray gás pimenta, o intercomunicador, boné, algemas e cassetete. Curiosamente, este último acabou por ter muito sucesso, tanto que TODOS os meninos quiseram experimentá-lo em si próprios para ver se doía. Desnecessário será dizer o resultado. 

  Houve ainda espaço para perguntas e dúvidas, sendo que havia muita curiosidade relativamente à rotina de um polícia. Contudo, tal como os próprios explicaram, neste trabalho todos os dias são diferentes: cada dia aparecem novas situações e casos para resolver.  Salientaram ainda a importância de estudar muito e estar disposto a passar muito tempo fora de casa, uma vez que muitas vezes é preciso trabalhar fins-de-semana, feriados e noites. Porém é um trabalho extremamente compensador: em prol do bem-estar de todos.

  Mais uma vez o balanço geral é muito satisfatório. Para além de ser uma profissão com algum interesse para as crianças, notámos também que se formou um espaço de debate e troca de experiências. Algumas crianças aproveitaram para contar situações que presenciaram ou vivenciaram envolvendo algum polícia ou situação de risco. O à vontade gerado propiciou um ambiente descontraído e de diálogo bastante importante de prevenção para alguns perigos que possam surgir no dia a dia.






Sem comentários:

Enviar um comentário