segunda-feira, 26 de março de 2012

Semana Desportiva - 1º Dia

Hoje iniciou-se a semana desportiva no projeto Geração Tecla da Juventude Cruz Vermelha de Braga. Tudo começou com a receção das crianças nas nossas instalações em Santa Tecla, partindo desde logo para as diversas atividades. Assim, a primeira coisa a fazer foi dividir as crianças em grupos de 5, totalizando 30 crianças divididas por 6 grupos.
Depois de organizados em grupos, procedeu-se à divulgação das regras a praticar durante esta semana, nomeadamente, a existência em cada um dos grupos, de um capitão que será diferente de dia para dia, fazendo com que todas as crianças aprendam a conviver e a trabalhar em grupo. Tendo em conta esta realidade, desenvolvemos o “jogo do conhecimento”, precisamente para que todas as crianças ficassem a conhecer as restantes crianças e os demais voluntários que as irão acompanhar durante esta semana. Assim, cada uma das crianças e voluntários divulgou o seu nome, idade, prato favorito e o que esperam fazer durante estas férias na Geração Tecla.
Posteriormente foi distribuído a cada elemento das diversas equipas a “pulseira da amizade”, precisamente para enquadrar e identificar cada um dos elementos dos vários grupos. Desta forma, cada grupo teria associado a si uma cor, e cada criança teria uma pulseira da cor identificativa do seu grupo.
Para finalizar a manhã as crianças tiveram a possibilidade de ter uma aula de dança associada ao estilo musical do jazz. Esta aula foi administrada pela voluntária Heloá.
Após o almoço, as crianças presenciaram e participaram ativamente na elaboração de ovos de chocolate alusivos à época pascal. Após esta tarefa, as crianças tomaram o seu lanche e posteriormente, regressaram às suas casas.
Podemos afirmar que este primeiro dia das férias desportivas organizadas pela Geração Tecla da Juventude Cruz Vermelha de Braga correu dentro do esperado, sendo de assinalar a timidez inicial das crianças, e numa fase mais adiantada do dia podemos constatar a integração e o convívio saudável entre as crianças e os voluntários.
 
“Aqueles que passam por nós, não vão sós. Deixam um pouco de si, e levam um pouco de nós.” - Saint-Exupéry




1 comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa de alegrarem e ocuparem tão bem as férias destes meninos! Alguns são os meus queridos alunos.

    ResponderEliminar