terça-feira, 27 de março de 2012

Semana Desportiva - 2º Dia


Neste segundo dia da semana desportiva organizada pelo Geração Tecla da Juventude Cruz Vermelha de Braga, as crianças retomaram logo pela manhã os grupos que foram elaborados na véspera, prontificando-se desde logo para o começo das atividades.
A manhã deste segundo dia foi centrada no Club de Ténis de Braga, local onde as crianças puderam acompanhar deste perto a prática desportiva do ténis. Deste modo, esta visita visava dar a conhecer às crianças as instalações do club, sensibilizar as crianças para a prática desportiva, mais especificamente o ténis, valorizando de certa forma as vantagens de se dedicarem ao exercício físico. Foi possível também às crianças apreender uma série de movimentos iniciais à aprendizagem deste desporto, percebendo desde logo algumas das potencialidades do seu corpo e das regras do jogo.
Durante esta visita ao Club de Ténis de Braga, fomos muito bem recebidos nas suas instalações, pelo professor Francisco, mostrando-se sempre acessível e à vontade para interagir com as crianças. As crianças mostraram-se entusiasmadas com as diversas atividades associadas à visita, e foram apreendendo com relativa facilidade a destreza necessária para praticar Ténis.
Finda a manhã, e já depois do almoço, a tarde reservava uma “Caça ao Tesouro” a colocar em prática no Parque da Ponte. Assim, cada equipa tinha de trabalhar em conjunto, sendo que todos os elementos do grupo teriam que fazer a sua busca com as mãos dadas entre si.
As pistas para encontrar o tesouro correspondente a cada uma das equipas, seriam dadas pelas diversas fitas com as cores correspondentes a cada um dos grupos. A ideia fundamental, para além da diversão, centrava-se no poder e força do trabalho em grupo, podendo constatar in loco as vantagens que o grupo tem quando todos os seus membros se coordenam entre si, adotando a melhor estratégia para alcançar os seus objetivos.
Este trabalho de equipa implicava também que os grupos entre si não interferissem ativamente na estratégia dos restantes grupos, estando todos sujeitos à regra de que era proibido comunicar aos restantes grupos indicações relacionadas com os seus tesouros. Depois de encontrados os tesouros (ovos da Páscoa de chocolate), todos os membros de cada grupo iriam comer em conjunto a sua parte do tesouro.
Por fim, e aproveitando o espaço do Parque da Ponte, fizemos uma visita pelo referido espaço, permanecendo um pouco mais de tempo num dos parques infantis que lá existe, dedicando o resto da tarde à brincadeira. Finalizado este período de brincadeira, as crianças tiveram direito ao seu lanche, pelo que após isso, fizemos a viagem de regresso.
Este foi um dia bastante proveitoso, não só pelo conjunto de atividades, mas também pelas melhorias visíveis no que toca ao trabalho em grupo e ao convívio entre todos.




Sem comentários:

Enviar um comentário