sábado, 21 de abril de 2012

11º Relatório sobre as atividades do projeto “Odisseia das Profissões”


A sessão de hoje foi feita na videoteca do Parque da Ponte - no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana – e teve como convidada a atriz e formadora Diana Aguiar.
Ainda antes da dinâmica tivemos oportunidade de entrar no autocarro Bragahabit e fazer algumas atividades como pintar, jogar cartas e também computador. De seguida entramos na videoteca e sentámo-nos em roda no chão. A oradora começou por questionar as crianças acerca do que pensavam ser uma atriz, bem como qual o primeiro contato destas com o teatro – área da sua formação. Quase todos tinham visto uma peça e alguns também já participaram numa na escola. Houve ainda uma pequena elucidação acerca das componentes e das qualidades inerentes à profissão, bem como algumas questões colocadas à jovem convidada.
Finda esta primeira parte mais teórica, as crianças fizeram alguns exercícios que, normalmente, são usados na formação de atores. O primeiro de todos consistia em cada interveniente dizer o seu nome em voz alta acompanhado de um gesto. O seguinte teria de fazer o mesmo, mas dizendo o nome e o gesto que os colegas anteriores a si fizeram. Deste modo seria posta à prova a capacidade de concentração e memória de cada um. No jogo seguinte cada criança tinha de ficar frente a frente com outra e depois virar-se na direção oposta. Durante esse tempo a outra criança mudava uma coisa em si ( uma peça de roupa, por exemplo) e depois a que se tinha virado de costas teria de adivinhar o quê. Mais uma vez um exercício a apelar à memória e atenção aos pequenos detalhes. O último exercício era familiar às crianças que o conheciam como jogo do telefone estragado e consistia em passar uma mensagem ao colega do lado e, no fim, comparar a mensagem final à que inicialmente tinha sido passada. Este jogo foi repetido algumas vezes – a pedido das crianças que se divertiam com o resultado final.
Regressámos às instalações da JCV, já ao final da tarde – que correu muito bem. Apesar da algazarra e excitação dos meninos, foi notório o seu interesse e participação em todas as atividades propostas, fazendo perguntas e interagindo uns com os outros. Houve até quem ficasse com interesse em seguir esta profissão. Fica mais um vídeo com a opinião de dois deles.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário