O Projecto

Projecto Geração Tecla


A Juventude da Cruz Vermelha conta, desde Janeiro de 2010, com mais um projecto que terá a duração de 3 anos: O GERAÇÃO TECLA.

O Projecto Geração Tecla surgiu no âmbito do Programa Escolhas, que é um programa nacional, tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros, e fundido no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP, que promove a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, particularmente dos descendentes de imigrantes e minorias étnicas, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O “GeraçãoTecla”, surge como a continuidade do projecto "Colorir o Sábado" que a Juventude da Cruz Vermelha (Delegação de Braga) leva a efeito desde Novembro de 2007, com o intuito de trabalhar de uma forma mais efectiva a inclusão social das crianças e jovens mais vulneráveis, residentes no Bairro Social de Santa Tecla.

O projecto conta com um consórcio de parceiros constituído por:

* IPJ (InstitutoPortuguêsdaJuventude);
* ABC de Braga - Andebol SAD;
* Câmara Municipal de Braga;
* CPCJ (ComissãoProtecçãoCrianças e Jovens);
* Centro de Respostas Integradas de Braga do Instituto de Drogas e Toxicodependência;
* Agrupamento de Escolas de Lamaçães;
* Escola Profissional de Braga - CNO;
* Oficina da Inovação - Incubadora de Empresas;

O projecto procura a complementariedade, a articulação de recursos e a co-responsabilização de todos os parceiros envolvidos e visa essencialmente desenvolver acções interventivas e preventivas de inclusão social, cujos objectivos gerais são:

1- Promover a inclusão escolar das crianças e jovens das comunidades ciganas;
2- Promover a dinamização comunitária e a cidadania das crianças e jovens do Bairro Social de Santa Tecla;
3- Promover a formação profissional e empregabilidade dos jovens e jovens adultos do Bairro;