Hoje, o “Odisseia das Profissões” decidiu comemorar o Dia Municipal do Músico. Sendo a música um meio de linguagem universal e de grande importância cultural, nada melhor do que fazermos uma pequena viagem por este “mundo” tão rico e repleto de estilos e emoções.
Com o auxílio do suporte informático, iniciamos então esta sessão, perguntando às crianças o que entendiam por música, dando alguns exemplos. Todos tiveram direito a expressar a sua opinião, mas na generalidade concordaram que a música era uma forma de expressão de sentimentos, auxiliada pela voz e/ou instrumento. De seguida mostramos vários vídeos de diversos géneros musicais como o fado, R&B, Hip-Hop, Reggae, Clássica, Popular e Africana. No final de cada vídeo pedíamos às crianças para comentar o que sentiram ao ouvir determinada melodia, bem como os instrumentos tocados em cada uma - Amor, Paz, Calma, Alegria, Tristeza, Descontração, Vontade de dançar, foram algumas.
De seguida pedimos às crianças para se sentarem uns atrás dos outros, com as mãos nas costas do colega, novamente de olhos fechados; e “fomos ver os aviões” com os Azeitonas.
Depois “encostámo-nos uns aos outros” e cantámos a popular música de Jorge Palma e, ainda, “Nunca me esqueci de ti” de Rui Veloso.
Depois “encostámo-nos uns aos outros” e cantámos a popular música de Jorge Palma e, ainda, “Nunca me esqueci de ti” de Rui Veloso.
Já na última parte desta tarde, e apesar de não ser sexta-feira, cantámos todos ao som de Boss Ac, o já considerado novo hino dos portugueses. Tivemos ainda tempo para ouvir Miguel Araújo com “ Os maridos das outras”, o que provocou vários risos -principalmente nas raparigas, que perceberam a ironia da letra. E foi desta forma descontraída e em ambiente de festa que comemorámos o Dia Municipal do Músico no “Odisseia das Profissões”.
Abaixo fica um pequeno vídeo ( a qualidade é fracota, mas conta a intenção) com um bocadinho do que se passou esta tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário