sábado, 25 de fevereiro de 2012

5º Relatório sobre as atividades do projeto "Odisseia das Profissões"

  Neste início de fim-de-semana decorreu mais uma sessão do projeto “Odisseia das Profissões” -que tem como objetivo principal uma aproximação da população infantil a contextos profissionais diversos. Hoje a convidada foi uma cara bastante familiar dos meninos: a voluntária Ana Filipa da Silva que veio dar a conhecer um pouco do que fazia.

  Esta sessão foi a que contou com maior afluência de sempre: 19 crianças compareceram e lotaram o espaço da Juventude: todos queriam saber o que fazia uma modelo. Rapazes e raparigas ouviram atentamente a apresentação multimédia feita pela jovem que abordou temas como a postura, alimentação e regras para se ser bem sucedido no ramo. Explicou também a rotina das sessões fotográficas e algumas noções de desfile. Assim sendo, exibiu várias fotos suas e de outros modelos já famosos e – através delas – exemplificou a forma como se posa e olha para a câmara. 

  Depois de uma parte mais teórica, as crianças fizeram um pequeno desfile ao ar livre, sob orientação de Ana Filipa que corrigia as suas posturas e indicava-lhes pequenos truques para melhorar a sua performance. De modo geral, todos estiveram muito bem e houve até quem quisesse repetir, principalmente os rapazes que se mostraram bem mais à vontade do que as meninas. 

  O balanço geral foi bastante positivo – o melhor até à data. Para além de ter sido a sessão com maior número de pessoas, a profissão apresentada era bastante motivadora e interessante ( várias crianças já tinham manifestado o desejo de serem modelos) e a convidada já era próxima das crianças. Isto facilitou a interacção e o à vontade sentido durante a tarde inteira. Hoje não houve ninguém a bocejar , nem a perguntar as horas para ir embora; muito pelo contrário, mesmo depois do término da sessão, as crianças ficaram e , debaixo de um o pôr-do-sol fantástico, aproveitaram para brincar e tirar mais fotografias. E parece que todos ( principalmente a ala feminina ) assimilaram as indicações da oradora, pois mesmo cá fora, mantinham a postura direita, o queixo levantado, fixavam um ponto e evitavam sorrir – tudo poses obrigatórias  num desfile.

   Finalmente e porque não devemos só criticar quando as coisas correm mal, também devemos agradecer e elogiar o bom desempenho quando isso acontece: neste caso, o nosso MUITO OBRIGADO à Ana Filipa pela sua presença, disponibilidade e simpatia. Ficamos todos muito agradados!

Texto: Susana Costa
Fotos: António Costa







Sem comentários:

Enviar um comentário