segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

4º Relatório das atividades do projeto “Odisseia das Profissões”

Esta tarde teve lugar na sede da Juventude da Cruz Vermelha de Braga a quarta sessão do novo projeto “ Odisseia das Profissões” – que tem como objetivo uma maior aproximação das crianças do Bairro de Santa Tecla ao contexto real de algumas profissões. O convidado desta semana foi Filipe Martins, contabilista de profissão.
Inicialmente o convidado pediu para que os meninos se apresentassem e dissessem quais as profissões que cada um deles gostava de seguir. Depois de se apresentarem, os meninos questionaram então o convidado qual era a sua profissão, ao que o mesmo respondeu ser contabilista.
A reação dos meninos foi demonstrativa de que não sabiam exactamente o que era e o que fazia um contabilista. Foi então que o contabilista tentou explicar exactamente o que fazia no seu dia a dia. Assim, lá foi dizendo que tratava da contabilidade de várias empresas, e o que significava isso?! Pois bem, ele era a pessoa responsável para tratar dos papéis das empresas. Tudo o que fosse documentos como recibos e facturas, tudo que fosse relacionado com compras, vendas e despesas era ele o responsável por fazer o seu tratamento contabilístico.
O contabilista servia também para que os impostos fossem entregues ao Estado e para informar as empresas se estavam a ter lucros ou prejuízos, explicando que o lucro era a diferença positiva entre despesas e receitas e o prejuízo o inverso. Do mesmo modo explicou que um contabilista teria que ter muitos conhecimentos de várias áreas, como a matemática, a informática, e as leis, para além da própria contabilidade.
Depois desta explicação, os meninos colocaram algumas questões ao convidado, nomeadamente se teve que estudar muito. O mesmo respondeu que teve que estudar durante alguns anos, uma vez que tirou o curso de Gestão de Empresas. O convidado salientou a importância da escola e dos estudos, não só para adquirir conhecimentos e aprender a desempenhar uma profissão, mas também para obter conhecimentos e aprender sobre muitos outros assuntos que são importantes no nosso dia a dia.




Sem comentários:

Enviar um comentário