segunda-feira, 25 de junho de 2012

Último relatório sobre as atividades do projeto “Odisseia das Profissões”

O “Odisseia das Profissões” chegou ao fim e podemos dizer que o nosso objetivo foi alcançado. Atendendo ao tempo que estabelecemos para a sua realização, conseguimos reunir o maior número de profissionais das mais variadas áreas, de modo a conhecer cada profissão. A missão que nos acompanhou em todo este projeto “Se um futuro queres ter, uma profissão terás de escolher” visava incentivar a comunidade do Bairro de Santa Tecla, essencialmente crianças e jovens ciganos/as, criando condições para um despertar e uma escolha em consciência para o seu futuro profissional. Este projeto permitiu alcançar algumas mais-valias, sendo de realçar as seguintes: estimular a orientação vocacional e profissional da população alvo; impulsionar a educação cívica e participação dos visados na vida pública e social; inserir a população alvo no contexto real de cada profissão abordada; criar um espírito crítico e participativo na população alvo; saber a opinião da população sobre a temática das profissões e perceber quais os seus desejos no futuro.
Nesta última sessão fizemos uma avaliação sobre todas as outras, relembrando quem esteve presente, ouvindo a opinião das crianças/jovens sobre o projeto. As crianças presentes afirmaram ter gostado bastante desta iniciativa, uma vez que a mesma contribuiu para que ficassem mais esclarecidos e conhecedores das diversas profissões dadas a conhecer. Mais foram capazes de evidenciar que, a escola era o denominador comum de todas estas profissões, havendo uma relação importante entre a escola e o desempenho de uma atividade profissional. Após este escutar de opinião de crianças e jovens, procedemos à entrega de algumas ofertas simbólicas a quem esteve presente no “Odisseia das Profissões”. Por fim fizemos um lanche com música e dança à mistura onde convivemos e partilhamos momentos em comum.
Resta afirmar que este projeto teve uma grande importância para todas as crianças e jovens, não só pelo convívio que foi possível obter entre elas e os voluntários, mas também porque foi uma forma de todas elas perceberem o funcionamento das mais diversas profissões pela voz de quem lhes dá vida no dia-a-dia. Convém ainda salientar o especial enfoque dado à escola e o seu papel na escolha de uma profissão futura. Todos os convidados tiveram em comum esse discurso, valorizar a escola como forma de valorização pessoal.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário