sábado, 14 de abril de 2012

10º Relatório sobre as atividades do projeto “Odisseia das Profissões”

Hoje, o “Odisseia das Profissões” decidiu comemorar o Dia Municipal do Músico.  Sendo a música um meio de linguagem universal e de grande importância cultural, nada melhor do que fazermos uma pequena viagem por este “mundo” tão rico e repleto de estilos e emoções.


Com o auxílio do suporte informático, iniciamos então esta sessão, perguntando às crianças o que entendiam por música, dando alguns exemplos. Todos tiveram direito a expressar a sua opinião, mas na generalidade concordaram que a música era uma forma de expressão de sentimentos, auxiliada pela voz e/ou instrumento. De seguida mostramos vários vídeos de diversos géneros musicais como o fado, R&B, Hip-Hop, Reggae, Clássica, Popular e Africana. No final de cada vídeo pedíamos às crianças para comentar o que sentiram ao ouvir determinada melodia, bem como os instrumentos tocados em cada uma - Amor, Paz, Calma, Alegria, Tristeza, Descontração, Vontade de dançar, foram algumas.

Neste exercício ficou claro que as crianças quando são estimuladas e ouvidas, surpreendem com a qualidade das suas observações e palavras. Algumas respostas demonstraram sensibilidade e maturidade que, normalmente, não vemos todos os dias nestes meninos. A possibilidade de cada um poder exprimir o que viu e o que sentiu, deu uma nova perspetiva ao seu entendimento pela música e à partilha de gostos e culturas próprias de cada ser como individual. Além disso, criamos dinâmicas para captar a atenção durante a audição da música clássica – uma vez tratar-se de um estilo que, normalmente, não agrada muito. Para isso pedimos às crianças que fechassem os olhos e apenas sentissem o som do piano. Finda música, todos estavam desejosos por intervir, revelando de novo, sensibilidade nas suas opiniões. 


 
De seguida pedimos às crianças para se sentarem uns atrás dos outros, com as mãos nas costas do colega, novamente de olhos fechados; e “fomos ver os aviões” com os Azeitonas.
Depois “encostámo-nos uns aos outros” e cantámos a popular música de Jorge Palma e, ainda, “Nunca me esqueci de ti” de Rui Veloso.




Já na última parte desta tarde, e apesar de não ser sexta-feira, cantámos todos ao som de Boss Ac, o já considerado novo hino dos portugueses. Tivemos ainda tempo para ouvir Miguel Araújo com “ Os maridos das outras”, o que provocou vários risos -principalmente nas raparigas, que perceberam a ironia da letra.  E foi desta forma descontraída e em ambiente de festa que comemorámos o Dia Municipal do Músico no “Odisseia das Profissões”.

Abaixo fica um pequeno vídeo ( a qualidade é fracota, mas conta a intenção) com um bocadinho do que se passou esta tarde.  


Sem comentários:

Enviar um comentário